Home BLOG
BLOG
Treinos regulares no CCC PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Qua, 30 de Janeiro de 2013 14:08

Terças e quintas, de 6 às 9, na Praia da Urca.

Apareça! 

Última atualização em Qua, 30 de Janeiro de 2013 14:12
 
Carnaval sem sujeira PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Qua, 30 de Janeiro de 2013 11:29

Bloco Limpeza 2013 - Carnaval sem Sujeira

 

Dia 02 de fevereiro de 2013 - sábado
De 10 às 13 horas nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Prainha, Ilha de Paquetá, Niterói (RJ) e Saquarema (RJ).

 

Pelo 10º ano consecutivo o Carnaval será marcado por um mutirão de voluntários que estará nas praias cariocas conscientizando os banhistas a respeito do microlixo deixado na orla. A campanha Bloco Limpeza 2013, que acontecerá no dia 02 de fevereiro, sábado, das 10 às 13 horas, vem com a sua ala com sacolas de plástico reciclado da Dover Roll __ sacolas fabricadas com plásticos usados, retirados do meio ambiente __, coletando gimbas de cigarro, tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos e muitos outros detritos descartados incorretamente nas praias do Rio de Janeiro pelos blocos, bandas, trio elétricos e foliões.

 

As Ações Sustentáveis Limpeza Na Praia - IEA iniciam o ano de 2013 com o foco no Tema da ONU / UNEP / Clean Up The World 2013 – Water Preservation / Preservação das Águas. Os integrantes do Bloco Limpeza 2013 distribuirão folders explicativos que informarão a população como descartar o lixo em locais corretos e como esse microlixo pode prejudicar e matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a areia, prejudicando a saúde e a qualidade de vida humana.

 

Estamos, portanto, convocando a todos a participar e dar sua contribuição neste carnaval para manter as praias limpas. Essa é uma iniciativa do tipo “mãos à obra”, que cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Qualquer pessoa interessada pode ajudar, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento.

 

Participe e ajude a manter nossas praias, rios, lagos e lagoas limpas durante a folia.


Última atualização em Qua, 30 de Janeiro de 2013 11:35
Leia mais...
 
Kayak + Camping: Abrigos de lona PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Ter, 27 de Novembro de 2012 10:31

A barraca é um item muito importante para quem gosta de viajar remando. Mas o preço, o volume e o peso das barracas encontradas no mercado podem se transformar numa verdadeira dor de cabeça.

Daí a ideia de acampar usando um toldo plástico. As vantagens são numerosas: baixo custo; simplicidade e rapidez para armar e desarmar; versatilidade; além de proporcionar maior contato com a natureza e promover a abertura da mente...

Um toldo plástico de 3 x 3 m sai por menos de 20 reais. Com mais 20 reais podemos fazer várias amarras com silver tape. Só não é mais barato que uma barraca Made in China, mas estas precisam de um toldo plástico por cima, pois não são impermeáveis. 

Com um pouco de prática, dá pra montar um abrigo de lona em menos de dois minutos.

O maior contato e intimidade com a natureza fica por conta de que os abrigos de lona oferecem proteção sem, no entanto, isolar a pessoa do meio. Sem falar que, pra montar, podemos lançar mão de elementos encontrados na natureza para fazer estacas e mastros. Por não serem completamente isolados, os abrigos de lona pedem mais atenção com relação à direção do vento e da chuva para otimizar a proteção. Enfim, em vez de nos isolar, precisamos nos abrir para a natureza.

A mente também se abre pois as múltiplas possibilidades de montagem despertam a criatividade e estimulam a astucia e a engenhosidade de cada um.

Com um toldo de 3 x 3 m, alguns metros de corda, 6 estacas e um remo bipartido dá pra fazer muita coisa.

Alguns exemplos:

Tetraedro

 

Meia Pirâmide

Última atualização em Qua, 30 de Janeiro de 2013 11:31
Leia mais...
 
II REAMAR Urca PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Sex, 24 de Agosto de 2012 16:05

A ação do dia 11/8 foi um sucesso. As atividades contaram com a participação de 28 voluntários, sem contar os canoistas e mergulhadores.

Em terra teve oficinas de Horta Caseira com Moleque Mateiro, Projeto Areia Carioca da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; de Nós Náuticos com o Projeto Grael e de compostagem e reutilização de embalagens Longa Vida e Pet pela Gerência de Educação Ambiental do Inea.

O recolhimento de lixo no mar, feito por mergulhadores do SeaShepherd, e na Ilha da Cotunduba realizado por canoistas do Clube Carioca de Canoagem, Rio Va'a, Praia Vermelha Va'a e Kayak Carioca também foi um sucesso, reunindo mais de 30 canoistas!

Agora vamos repetir tudo na Praia da Urca.

 

Com o intuito de reforçar o interesse do público pelas atividades, o Clube Carioca de Canoagem estará na praia disponibilizando algumas embarcações para coleta de lixo flutuante e na costeira nos arredores da urca.

 

Além de tornar mais visível a ação, esta atividade deverá proporcionar uma experiência significativa aos participantes que terão a oportunidade de lançar um olhar diferenciado sobre a cidade.

 

Compareçam.

 

Dia 1/9, sábado, às 9 horas da manhã.

 
Copa Rio 2012 de Canoas Havaianas PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Sex, 24 de Agosto de 2012 16:01

A Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro - FCHRJ (www.fchrj.org) e o Urca Canoe Clube - UCC tem o prazer de convidar a todos a participar da Copa Rio 2012 - II Etapa do Campeonato de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro - que será realizada na Praia da Urca, no dia 01 de setembro de 2012 (sábado).

veja mais em:

Última atualização em Sex, 24 de Agosto de 2012 16:02
 
REAMAR Urca: Educação Ambiental na Praia Vermelha PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Seg, 06 de Agosto de 2012 19:11

 

Lixo, óleo, esgoto, resíduos da dragagem do porto do Rio de Janeiro, COMPERJ... O mar está cada vez mais sujo e a pressão aumenta a cada dia que passa. Com a aproximação de grandes eventos internacionais na cidade, estamos a mercê do poder econômico. Se nada for feito, em breve não teremos mais onde remar. Por isso é importante nos unirmos para mudar essa situação.

Dia 11/8, sábado, vai acontecer um evento de Educação Ambiental na Praia Vermelha com a participação de várias entidades da Urca e do entorno da BG. O Clube Carioca de Canoagem está dentro mais uma vez. Vamos nos juntar com outros remadores dos diversos clubes de canoagem que atuam na Praia Vermelha e na Praia da Urca para dar uma força. A ideia é reunir a galera para um mutirão de limpeza da Ilha da Cotunduba onde muito lixo flutuante termina preso nas pedras.

Vamos nessa! vamos agir o quanto antes para não termos que reagir quando não tiver mais jeito!

Será o primeiro de uma série de eventos que irão acontecer alternadamente entre a Praia Vermelha e a Praia da Urca. É importante mostrar que estamos ligados. Depois dessa edição direcionada ao lixo, vamos atacar a questão do esgoto que vem sendo lançado impunemente nas águas da Enseada de Botafogo. Chega de sujeira, de fedor, de doenças!!! O saneamento na nossa cidade é uma vergonha! É incompatível com nosso nível de desenvolvimento econômico e socio-cultural!

Encontro na Praia da Urca às 8 horas para remar até a Praia Vermelha, e, de lá, partir para a Cotunduba munidos de sacos de lixo e luvas pra dar uma geral na ilha.

Participem!

Não queremos mais tirar fotos assim.

Última atualização em Seg, 06 de Agosto de 2012 19:15
 
Restinga da Marambaia e Ilhas de Itacuruçá PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Seg, 30 de Julho de 2012 16:31

 

Muita sorte a nossa poder curtir lugares tão lindos.

Sorte ter amigos como Gustavo e Ana, tão gentis e generosos, abrindo a casa de Muriqui pra gente viver um sonho em plena realidade.

O fim de semana foi tudo de bom. Remadão, acampamento, cantoria, golfinhos...

O que mais podemos querer?  

Alguém pode estar pensando "lá vem de novo esse papo de amigos queridos e lugares lindos!". Mas não é isso mesmo? Passamos um fim de semana compartilhando tempo, comidas, espaços, conhecimentos, estórias. Não tenho do que reclamar, mesmo porque de nada adianta reclamar se à queixa não se seguir uma ação ou comportamento capaz de provocar mudanças.

Fiquei, como já disse, encantado com a gentileza do Gustavo e da Ana, nossos anfitriões; admirado com o desempenho da Teté remando nosso caiaque; enternecido com o carinho que a Alê dedica ao Iuri; com o cuidado que cada um teve com o outro.

Sei que a vida está cheia de momentos desagradáveis, mas não adianta reclamar. 

Li que se não estiver gostando do que recebo, devo refletir sobre o que emano. Quanto a isto a canoagem está repleta de lições. Quem sofreu com a remada de 5 horas não tem do que se queixar. Não adianta. O melhor é praticar mais, treinar mais. Só assim a próxima remada será mais doce e prazerosa.

Última atualização em Ter, 27 de Novembro de 2012 10:40
Leia mais...
 
Passeio Ecológico de Canoagem da Represa Ilha dos Pombos até Itaocara. PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Qui, 21 de Junho de 2012 12:32

Passeio Ecológico de Canoagem da Represa Ilha dos Pombos até Itaocara.

11 e 12/08/2012

Maiores informações acessem:

http://www.acainoagem.com.br/home/passeio-ecologico

ACAI - Associação de Canoagem de Itaocara

http://www.acainoagem.com.br/

 

 
Mutirão de Limpeza na Praia do Morcego - Niteroi PDF Imprimir E-mail
Escrito por CCC   
Seg, 04 de Junho de 2012 19:35

Maravilha de sábado!

O sol forte e o mar, nem tanto assim, deram condições perfeitas para realização do mutirão na praia do Morcego.

17 canoistas, entre membros do Clube Carioca de Canoagem e convidados, estavam presentes: José Marcelo, Bruna, Pedro, Vini, Marcelo, André, Érika, Leo, Tonho, Carla, Kate, Flávia, Stephane, Robson, Letícia e Luiza, fora outras pessoas, incluindo crianças, que apareceram por lá.

Tava bonito de ver os caiaques e as canoas colorindo a praia!

Saimos da Urca um pouco depois das 9 horas, às 10 e pouco já estávamos catando lixo. Tinha muito, mas muito mesmo, entre sandálias, tenis, garrafas pet, garrafas de vidro, lâmpadas, micro lixo (cotonetes, tampinhas de garrafa, filtro de cigarro), copos de plástico, isopor (muito!), isqueiros, cotocos de vela, uma boneca, talheres de inox, camisinhas, panos, borrachas, restos de brinquedos, sacolas plásticas, enfim, tudo o que se pode esperar encontrar numa praia que não conta com serviço de limpeza oficial e regular.

Em aproximadamente 2 horas enchemos 12 sacos grandes de 100 litros (uns três ou quatro com garrafas pet, dois ou três com fragmentos de isopor) e mais 13 daqueles pequenos usados no projeto Limpeza Nas Praias do IEA. Se ficássemos mais tempo encheríamos pelo menos mais uns 20 sacos grandes. Mas não há de ser nada, dia 14 o pessoal do Projeto Grael vai fazer uma gincana ecológica na mesma praia e vão ter ainda muito trabalho pra deixar tudo completamente livre de detritos.

O que vocês fizeram no verão passado?

Vamos salvar o Planeta!

Salvar o Planeta, o quê!

O Planeta sobreviverá...

... quem está na berlinda somos nós! 



Não fizemos uma contagem individual dos objetos encontrados, mas se fosse falar em quantidades de pequenos sacos, diria que seriam pelo menos uns 100. Separamos tudo de acordo com uma planilha fornecida pelo Vini Palermo, coordenador do projeto Águas Limpas, para ser trocado por desconto na conta de luz do Projeto Grael, pois a maioria do lixo é reciclável e eles tem uma parceria com o programa Ecoampla de Niteroi.

O clima, como sempre, era de amizade e confraternização. Nos intervalos a conversa rolava frouxa, cada um contanto um pouco da vida e dos projetos. E rolava aquela comilança também. Nessas ocasiões já é comum  ver surgirem biscoitos, bolos, frutas secas e frescas... Companherismo. Entre papos e mordidas, sem contar os momentos de sufoco no mar, a gente curte muito isso.

Foto da Kate

Foto da Kate

O barco do projeto Águas limpas chegou por volta das 12 horas para transportar o material coletado. Fizemos uma fila e passamos os sacos de mão em mão até chegarem ao barco, que não podia encostar na areia. Ainda bem que contamos com essa ajuda no transporte, pois, obviamente, não seria possível transportar todo o lixo nos caiaques. Valeu mesmo, Vini! Valeu pela ideia, Deborah !

Obrigado Hildon e Anna do Instituto Ecológico Aqualung, pela iniciativa do projeto Limpeza Nas Praias e apoio (sacos, luvas, mate). Veleu amigos remadores pela mãozinha. Estão todos de parabéns! 

Leia mais...
 
Mais Artigos...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 5 de 19
Online
Nós temos 4 visitantes online

@Twitter

Ultimas msgs...
    @CCCanoagem no Twitter

    Remada Cultural

     

     

    Clique na imagem para mais detalhes